Com transformer Lou Reed atravessava um período inusitado em sua carreira, afinal pela primeira vez conhecia o sucesso comercial. E graças a “Walk On The Wild Side” e a David Bowie, que conseguira fazer o ano de 1972 extremamente positivo para sua carreira: além do sucesso com Ziggy Stardust, Bowie tinha realizado o sonho de produzir Lou e estava dando uma mão em um novo disco dos Stooges.
E o sucesso foi facilmente percebido: Transformer lhe trouxe prestígio comercial e a possibilidade de ganhar mais fama e dinheiro nos anos seguintes.
Vida profissional caminhando de vento em popa; já a pessoal, nem tanto. Lou e sua esposa Bettye não se suportavam mais. Bettye dizia que não sabia como conseguiu casar com um homem tão mau, mentiroso e maníaco. Lou a achava tediosa e burra e lembra de quando ela tentou o suicídio. “Durante uma briga nossa em um hotel, ela pegou uma navalha e ficou me olhando com um olhar assassino. Mas tudo que fez foi cortar os pulsos e voou sangue por todo o lado. Por causa disso, precisei deixar alguém tomando conta dela pelos próximos dias.”
O ano de 1972 Lou Reed ficou sendo um dos mais bem sucedidos artistas na parada de sucesso e um dos que mais arrecadava. “Walk On the Wild Side” foi considerada a canção do ano de 1972 e a gravadora e os fãs esperavam que ele pudesse fazer algo como superior que o disco Transformer. Porém isso nunca mais ocorreu.
Lista de faixas
Todas as faixas foram compostas por Lou Reed.
Lado A
N.º Título Duração
1. "Vicious" 2:58
2. "Andy's Chest" 3:20
3. "Perfect Day" 3:46
4. "Hangin' 'Round" 3:35
5. "Walk on the Wild Side" 4:15
Lado B
N.º Título Duração
1. "Make Up" 3:00
2. "Satellite of Love" 3:42
3. "Wagon Wheel" 3:19
4. "New York Telephone Conversation" 1:33
5. "I'm So Free" 3:09
6. "Goodnight Ladies" 5:33
Recepção
Em 1997, Transformer foi nomeado o 44º melhor álbum de de todos os tempos em uma pesquisa musical do Millennium realizado no Reino Unido pela HMV Group, Canal 4, The Guardian e Classic FM. Transformer também está em 55º na lista da NME dos "Melhores álbuns de todos os tempos". Em 2003, o álbum ficou em 194º na lista da revista Rolling Stone dos "500 maiores álbuns de todos os tempos". Está também na lista da revista Q dos "100 maiores álbuns de todos os tempos".
Músicos
Lou Reed - guitarra, teclados, vocais
Herbie Flowers - baixo, contrabaixo, tuba em "Goodnight Ladies" e "Make Up"
Mick Ronson - guitarra, piano, flauta, vocais, arranjos de cordas*
John Halsey - bateria
Ronnie Ross - saxofone barítono em "Goodnight Ladies"
Músicos Adicionais
David Bowie - backing vocals
Thunderthighs - vocal de apoio
Barry DeSouza - bateria
Ritchie Dharma - bateria
Klaus Voormann - baixo
Ken Scott - engenheiro
Fonte: Wikipedia e Mofo
Nenhum comentário:
Postar um comentário