domingo, 19 de julho de 2015

Transformer...

Transformer é o segundo álbum do ex-Velvet Underground, Lou Reed, lançado em dezembro 1972.


Com transformer Lou Reed atravessava um período inusitado em sua carreira, afinal pela primeira vez conhecia o sucesso comercial. E graças a “Walk On The Wild Side” e a David Bowie, que conseguira fazer o ano de 1972 extremamente positivo para sua carreira: além do sucesso com Ziggy Stardust, Bowie tinha realizado o sonho de produzir Lou e estava dando uma mão em um novo disco dos Stooges.
E o sucesso foi facilmente percebido: Transformer lhe trouxe prestígio comercial e a possibilidade de ganhar mais fama e dinheiro nos anos seguintes.

Vida profissional caminhando de vento em popa; já a pessoal, nem tanto. Lou e sua esposa Bettye não se suportavam mais. Bettye dizia que não sabia como conseguiu casar com um homem tão mau, mentiroso e maníaco. Lou a achava tediosa e burra e lembra de quando ela tentou o suicídio. “Durante uma briga nossa em um hotel, ela pegou uma navalha e ficou me olhando com um olhar assassino. Mas tudo que fez foi cortar os pulsos e voou sangue por todo o lado. Por causa disso, precisei deixar alguém tomando conta dela pelos próximos dias.”

O ano de 1972 Lou Reed ficou sendo um dos mais bem sucedidos artistas na parada de sucesso e um dos que mais arrecadava. “Walk On the Wild Side” foi considerada a canção do ano de 1972 e a gravadora e os fãs esperavam que ele pudesse fazer algo como superior que o disco Transformer. Porém isso nunca mais ocorreu.

Lista de faixas

Todas as faixas foram compostas por Lou Reed.

Lado A
N.º     Título     Duração    
1.     "Vicious"       2:58
2.     "Andy's Chest"       3:20
3.     "Perfect Day"       3:46
4.     "Hangin' 'Round"       3:35
5.     "Walk on the Wild Side"       4:15

Lado B
N.º     Título     Duração    
1.     "Make Up"       3:00
2.     "Satellite of Love"       3:42
3.     "Wagon Wheel"       3:19
4.     "New York Telephone Conversation"       1:33
5.     "I'm So Free"       3:09
6.     "Goodnight Ladies"       5:33

Recepção

Em 1997, Transformer foi nomeado o 44º melhor álbum de de todos os tempos em uma pesquisa musical do Millennium realizado no Reino Unido pela HMV Group, Canal 4, The Guardian e Classic FM. Transformer também está em 55º na lista da NME dos "Melhores álbuns de todos os tempos". Em 2003, o álbum ficou em 194º na lista da revista Rolling Stone dos "500 maiores álbuns de todos os tempos". Está também na lista da revista Q dos "100 maiores álbuns de todos os tempos".

Músicos

    Lou Reed - guitarra, teclados, vocais
    Herbie Flowers - baixo, contrabaixo, tuba em "Goodnight Ladies" e "Make Up"
    Mick Ronson - guitarra, piano, flauta, vocais, arranjos de cordas*
    John Halsey - bateria
    Ronnie Ross - saxofone barítono em "Goodnight Ladies"

Músicos Adicionais

    David Bowie - backing vocals
    Thunderthighs - vocal de apoio
    Barry DeSouza - bateria
    Ritchie Dharma - bateria
    Klaus Voormann - baixo
    Ken Scott - engenheiro

Fonte: Wikipedia e Mofo

Nenhum comentário: