quinta-feira, 3 de março de 2016

Bond...James Bond

James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.

O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com o romance Casino Royale, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradora e bem sucedida financeiramente, com um total de vinte e quatro filmes oficiais, começando com O Satânico Dr. No, em 1962.

Ian Fleming tirou o nome 'James Bond' do autor de um livro predileto de sua esposa sobre ornitologia, Birds of the West Indies, e escreveu doze livros e dois contos sobre ele, antes de morrer, em 1964. Após sua morte, outros livros subsequentes foram escritos por Kingsley Amis e Raymond Benson, entre outros.

O personagem já foi tema de um seriado de televisão nos Estados Unidos antes de chegar aos cinemas, e de dois filmes independentes, à parte dos feitos pela produtora oficial EON Productions, detentora dos direitos para as telas das histórias do espião, desde o acordo feito por Harry Saltzman e Albert Broccoli - produtores originais da série - com Fleming, no início da década de 60. Hoje a produtora é dirigida pela filha e pelo enteado de Broccoli. Bond também apareceu em quadrinhos, videojogos, e se tornou alvo de muitas paródias.

Hoje, todos 24 filmes oficiais do agente James Bond arrecadaram $9.172.529.066 dólares em bilheterias no mundo inteiro, se tornando a quarta franquia cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos, perdendo apenas para o Universo Marvel Cinematográfico (com uma bilheteria mundial de $12.659.010.111 dólares), Harry Potter ($10.115.266.184 dólares) e Star Wars ($9.700.557.516 dólares)


Fonte Wikipédia
Postar um comentário