domingo, 9 de agosto de 2015

The Lamb Lies Down on Broadway...

The Lamb Lies Down on Broadway é um álbum conceptual da banda britânica de rock progressivo Genesis, lançado em 1974. Foi o sexto álbum de estúdio.
Visão geral

O álbum conta a história surreal do jovem delinqüente porto riquenho Rael morando em Nova Iorque, que é varrido para uma dimensão alternativa com criaturas bizarras e outros perigos para resgatar seu irmão John. Várias ocorrências e lugares descritos derivam de sonhos de Peter Gabriel, e o nome do protagonista é um trocadilho com seu sobrenome.

A maioria das canções do álbum foram escritas por Tony Banks, Phil Collins, Steve Hackett e Mike Rutherford, sem a participação de Gabriel. Gabriel insistiu em escrever a história e todas as letras sozinho, o que causou tensão na banda, em particular pelo fato de Rutherford ter sugerido originalmente um álbum baseado em O Pequeno Príncipe. A ausência completa de Gabriel na composição foi devido aos problemas de sua esposa com sua primeira gestação.

Durante a pré-produção de The Lamb, Gabriel contactou o cineasta William Friedkin, na época aproveitando o grande sucesso de O Exorcista, para um possível filme. Apesar da desaprovação dos outros membros, Gabriel deixou a banda para trabalhar em alguns rascunhos. Apesar do projeto não ter saído do papel, Gabriel acabou voltando para a banda.

The Lamb Lies Down on Broadway foi lançado com críticas mistas, e atingiu a décima posição no Reino Unido, e quase atingindo o Top 40 dos Estados Unidos, recebendo disco de ouro naquele país posteriormente. A banda entrou em turnê mundial após o lançamento, apresentando a obra em sua totalidade 102 vezes. Logo no começo da turnê Gabriel decidiu sair da banda por definitivo, apesar de ter terminado toda ela, tornando o assunto público somente em agosto de 1975.

Uma versão remasterizada foi lançada em CD em 1994 pela Virgin Records na Europa e pela Atlantic Records nos Estados Unidos e Canadá.

Faixas

Todas as canções são creditadas à Peter Gabriel, Steve Hackett, Tony Banks, Mike Rutherford e Phil Collins.
Disco um
Lado A

    "The Lamb Lies Down On Broadway" – 4:50
    "Fly On A Windshield" – 2:45
    "Broadway Melody Of 1974" – 2:10
    "Cuckoo Cocoon" – 2:12
    "In The Cage" – 8:13
    "The Grand Parade Of Lifeless Packaging" – 2:46

Lado B

    "Back In N.Y.C." – 5:43
    "Hairless Heart" – 2:13
    "Counting Out Time" – 3:40
    "The Carpet Crawlers" – 5:15
    "The Chamber Of 32 Doors" – 5:41

Disco dois
Lado A

    "Lilywhite Lilith" – 2:42
    "The Waiting Room" – 5:25
    "Anyway" – 3:08
    "Here Comes The Supernatural Anaesthetist" – 3:00
    "The Lamia" – 6:56
    "Silent Sorrow In Empty Boats" – 3:07

Lado B

    "The Colony Of Slippermen (The Arrival/A Visit To The Doktor/Raven)" – 8:14
    "Ravine" – 2:04
    "The Light Goes Down On Broadway" – 3:33
    "Riding The Scree" – 3:56
    "In The Rapids" – 2:24
    "It." – 4:17

Integrantes

    Peter Gabriel – vocal e flauta
    Steve Hackett – guitarra
    Tony Banks – órgão, piano, piano elétrico RMI, mellotron, sintetizador ARP
    Mike Rutherford – baixo e violão de 12 cordas
    Phil Collins – bateria, percussão, vibrafone, backing vocal e vocal em "Here Comes the Supernatural Anaesthetist" e "The Colony of Slippermen"

Convidados

    Brian Eno

Nenhum comentário: