quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Harvest

Harvest, quarto disco solo do cantor e guitarrista canadense Neil Young 
O disco, no entanto, marca uma ruptura na vida do cantor. No ano anterior, o Crosby, Stills, Nash & Young se separa e o Crazy Horse deixa de ser uma banda de apoio e assina um contrato próprio.
Sozinho, saiu em uma turnê intitulada Journey Through the Past (nome de um disco seu de 1972 e um dos poucos que ainda não foi editado em CD) e recrutou uma nova banda, The Stray Gators.
Os Gators ficaram sendo uma espécie de Crazy Horse anterior. Com músicos de alto calibre - Jack Nitzsche (piano), Ben Keith (steel guitar), Tim Drummond (baixo) e Kenny Buttrey (bateria), juntaram-se a Neil para produzir um dos discos mais populares da década de 70: Harvest.
Harvest foi o único álbum de Young a chegar ao primeiro posto na parada norte-americana, o mesmo acontecendo com o compacto "Heart of Gold".
Uma das curiosidades é que mesmo tendo se separado do quarteto CSN&Y, os outros três integrantes participaram de alguns vocais de apoio, bem como Linda Ronstadt e até James Taylor, mundialmente famoso por "You've Got a Friend".
O disco foi produzido a oito mãos: além de Neil Young, participaram Elliot Mazer, Henry Lewy e Jack Nitzsche.

Outra curiosidade do disco foi a presença da London Symphony Orchestra em duas faixas, "A Man Needs a Maid" e "There's a World".

Boa parte das gravações aconteceram em Nashville, no Quadraphonic Studios, Nashville; excetuando as duas com a London Symphony, em Barking Town Hall, Londres e outras faixas, no Broken Arrow Studio No. 2, Woodside, na Califórnia.

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Out on the Weekend" – 4:34
2. "Harvest" – 3:11
3. "A Man Needs a Maid" – 4:05
4. "Heart of Gold" – 3:07
5. "Are You Ready for the Country?" – 3:23

Lado 2

1. "Old Man" – 3:24
2. "There's a World" – 2:59
3. "Alabama" – 4:02
4. "The Needle and the Damage Done" – 2:03 (recorded in concert January 30, 1971)
5. "Words (Between the Lines of Age)" – 6:40

Além de "Heart of Gold" - com vocais de Linda e James - outras duas canções chamaram a atenção: a polêmica já mencionada "Alabama" e "The Needle and the Damage Done", gravada ao vivo e onde Neil mostra o relato de um homem sofrendo com o vício da heroína.

No caso, o homem era nada menos que o Danny Whitten, que morreria meses depois do vício.

"Heart of Gold" foi construída aos poucos. Neil havia chegado em Nashville, em 1971, para participar do programa televisivo do grande mito norte-americano Johnny Cash, The Johnny Cash Show. No mesmo programa encontrou Linda Ronstadt e James Taylor.

O produtor Elliot Mazer havia recém-construído o estúdio Quadrophonic e convidou Neil para fazer seu próximo disco. Após o programa de Cash, Neil levou Linda e James para o estúdio e fizeram o backing vocal de "Heart of Gold" e "Old Man." Foi quando James teve a idéia de usar o banjo de Neil para a canção.

Neil confessa que a canção abriu as portas para ele do mercado norte-americano e o jogou na estrada, onde teria experiências incríveis e até um filho (Zeke) do seu relacionamento com a atriz Carrie Snodgress, nascido no dia 8 de setembro de 1972. Zeke nasceria com paralisia cerebral e seria um de seus dois filhos com o mesmo problema (o outro seria Ben).
Postar um comentário